Atividade 04

Atividade 04 – Formular proposta de solução

Problemática: Na leitura do texto percebemos que o problema em questão não era o software em si, mas em relação ao processo de desenvolvimento de softwares, visto que boa parte dos profissionais (desenvolvedores, analistas, designers) dessa área não possuem nem mesmo conhecimentos básicos sobre questões relacionadas a acessibilidade na Web ou acerca da inclusão digital.

Conversamos com alguns profissionais desse ramo, e nos deparamos com a informação de que a maioria não teve disciplinas e/ou não receberam estímulos para o desenvolvimento de projetos acessíveis. Diante da realidade do mercado de trabalho, a questão da acessibilidade acaba sendo completamente esquecida.

Portanto, o consenso entre os cursistas é que existe falta de conscientização em relação a Lei e importância da acessibilidade, bem como na propagação de conteúdo em interface e código e humanização com pessoas portadoras de algum tipo de deficiência. Nesse sentido, é importante criar soluções que sejam inclusivas e não apenas integradoras, para que tanto a Laura como qualquer outra pessoa com algum tipo de deficiência possam realmente ser incluídas no ambiente digital.Ou seja, é ideal que as soluções tecnológicas foquem num objetivo comum: incluir pessoas.

 


Proposta de Solução: Entendemos que a conscientização é um projeto de médio a longo prazo, por isso, queremos propor a criação um ambiente de aprendizagem constituído dos seguintes itens:

  • Portal para centralização de conteúdo acessível construído com ajuda de um CMS como WordPress;
  • Um GitHub para disponibilizar códigos acessíveis para que desenvolvedores possam utilizar em seus trabalhos de forma gratuita e colaborativa;
  • Páginas em mídias sociais populares como facebook, twitter e instagram para a popularização do projeto, com o intuito de divulgação em grupos de faculdade e Instituições de Ensino. Esses posts terão caráter didático e humorístico. Será utilizado o recurso de  audiodescrição das imagens para que leitores de tela possam comunicar com os deficientes visuais;
  • Uso da mídia social linkedin para atingir os profissionais da área.

Para viabilizar o projeto, o grupo será organizado três fontes de trabalho: web, marketing e memorial descritivo. Entretanto, trabalharemos de forma integrada, com todos interligados pelo viber (discussões gerais), Skype (conferências ), Trelo (orientações gerais) e no ambiente  de aprendizagem: web.raissapaiva.com.br, onde todas as etapas desenvolvidas no módulo estão sendo divulgadas.